17/08/2017 às 15h05min - Atualizada em 17/08/2017 às 15h05min

Inauguração da Praça Presidente Vargas

A Praça Presidente Vargas é um dos pontos mais importantes de desenvolvimento de nossa cidade e possui um papel importante para a população por congregar a zona comercial.

Conta a tradição que esse espaço, antigamente, funcionava o centro de troca de mercadorias e era conhecido como curro.

Naquela época, o que se consumia pelas famílias era, basicamente, plantado e apurado em suas propriedades, como o arroz, o feijão, o óleo (banha), milho (fubá), cana (rapadura), batata, cebola e outros. Os agricultores e fazendeiros do povoado de Saúde vinham, algumas vezes por semana, trocar gêneros alimentícios ou animais e adquirir, no comércio local, aquilo que, por ventura, não era produzido em suas terras.

Os tempos mudaram, Saúde se desenvolveu, deixou de ser distrito e nasceu como cidade com o nome de Dom Silvério, em 1938. O curro se transformou em praça, mas não perdeu a sua importância no que tange o desenvolvimento de nosso município.

Ao longo se sua história, a atual Praça Presidente Vargas recebeu diversos nomes. O primeiro que se tem notícia é o Largo do Curro, Lago do Comércio, depois passou a se chamar Praça 24 de Outubro, posteriormente, Praça Governador Valadares, Praça 1° de Janeiro e, em 1945, passou a se chamar Praça Presidente Vargas.

A primeira praça oficial foi inaugurada em 1940, época em que Dom Silvério era administrada pelo prefeito, Sr. Antônio Nunes Pinheiro Sobrinho (1939 a 1942). Em 31 de janeiro de 1968, uma nova praça foi inaugurada pelo então prefeito, Sr. José Palermo dos Santos (1967 a 1970).

O Sr. Renato Trindade Teixeira, que administrou Dom Silvério de 97 a 2004, também entregou uma praça toda renovada para a população silveriense.

Assim como esses grandes gestores, nossa administração entendeu a importância que esse espaço tem para o cidadão e, com muita responsabilidade e carinho, buscou um projeto para que se tornasse ainda mais acolhedor, acessível e prazeroso a quem dele faz uso.

Uma mistura de sentimentos invade o coração de cada um que se envolveu nesse projeto, mas é o orgulho que transcende o nosso peito nesse momento em que entregamos, oficialmente, essa praça tão linda e radiante: a nossa Praça Presidente Vargas.

A cerimônia de inauguração contou com a importante bênção realizada pelo padre Antônio de Pádua. Também estiveram presentes o prefeito de Barra Longa, Elisio; o prefeito de Oratórios, Delgado; o vice-prefeito de Oratórios, Date; o ex-prefeito de Alvinópolis, Mílton, além de vereadores e lideranças da região!

A noite ainda foi animada pelo Show de Arthur Domingues.