08/09/2017 às 10h57min - Atualizada em 08/09/2017 às 10h57min

Comitê de Enfrentamento da Dengue

No dia 30/08, na Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada a 2ª reunião para Implementação do Comitê de Enfrentamento da Dengue, Chikungunya e Zika em Dom Silvério.

A criação do Comitê faz parte do Programa de Vigilância em Saúde que visa a articulação com outros órgãos e entidades para o combate ao vírus, seguindo o Plano de Contingência do município.

Na 1ª reunião, realizada pela Secretária Municipal de Saúde, Cecília Batista Santos, juntamente com a Coordenação da Atenção Primária e os Agentes Epidemiológicos de Endemias, definiu, de acordo com a proposta do Programa, quais órgãos e entidades deveriam compor o Comitê. Após, foram encaminhados ofícios a estes setores solicitando indicação de titular e suplente.

O Comitê Municipal de Enfrentamento da Dengue será composto por: Secretaria Municipal de Saúde, Obras e Educação, Setor de Assistência Social, Conselho Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária Municipal, Profissional da Atenção Primária, Representantes da Sociedade Civil e os Agentes Epidemiológicos de Endemias.

Compete ao Comitê: coordenar e acompanhar a execução do Plano de Contingência; promover articulações intra e intersetoriais; apresentar, examinar e acompanhar propostas a respeito das ações adotadas, assim como manter a população informada das ações; discutir as estratégias de prevenção e controle da dengue; estabelecer responsabilidades por setores específicos, respeitando as atribuições inerentes a cada um; estimular, através de ações de educação em saúde e mobilização social, a população, como também a participação das instituições de ensino na divulgação das formas de controle do vetor, ressaltando que é de responsabilidade sanitária da população o controle da Dengue e dispor de materiais informativos de prevenção e controle da dengue.