10/11/2017 às 16h00min - Atualizada em 10/11/2017 às 16h00min

Ação em prol do Outubro Rosa em Dom Silvério

Ocorreu em 28/10 (sábado), nas Unidades Básicas de Saúde de Dom Silvério, ação em prol da campanha Outubro Rosa, cujo objetivo foi alcançar as pacientes com dificuldade em comparecer às Unidades no horário semanal. O evento teve ainda, como proposta, conscientizar as mulheres sobre a necessidade da prevenção ao câncer de colo de útero e das mamas.

Ao todo, 44 pacientes tiveram agendamento para realização dos exames Preventivo (Papanicolau) e o Clínico das mamas e solicitação do pedido de mamografia. O evento contou, ainda, com apresentação de vídeos educativos sobre o tema e entrega de panfletos explicativos, além de momento de integração durante o lanche, onde as pacientes puderam tirar suas dúvidas, medos e preconceitos, entendendo assim a importância da prevenção.

De acordo o Ministério da Saúde, recomenda-se que mulheres entre 25 e 64 anos façam o exame de preventivo anualmente; já a mamografia é indicada, também anual, para mulheres entre 50 e 69 anos. Vale ressaltar, ainda, sobre a importância do exame preventivo à todas as mulheres que iniciam sua vida sexual.

Em relação ao autoexame, este deve ser feito logo a partir da primeira menstruação, como parte da educação de saúde que incentiva que a mulher conheça o próprio corpo. Já para as mulheres que se encontram na menopausa, é aconselhado que as mesmas escolham um dia no mês para o autoexame.

Marque no seu calendário este dia e não esqueça de se tocar.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »