30/11/2017 às 14h45min - Atualizada em 30/11/2017 às 14h45min

Nota de Esclarecimento - Gastos com Atividades Culturais

A Prefeitura de Dom Silvério vem a público, por meio desta nota, esclarecer sobre notícia veiculada no jornal HORA CERTA a respeito do suposto gasto da Prefeitura de R$1,7 milhão com atividades culturais, informações estas expostas na mídia de forma dispersa, para atacar e se opor à atual gestão.

O Executivo deixa claro que todo o dinheiro da Secretaria de Cultura é destinado ao incentivo à cultura, lazer, esporte e turismo, a fim de melhorar o bem estar e qualidade de vida da população de Dom Silvério. Entende, ainda, que a matéria usou do título “Vereadores querem explicações de onde foram investidos mais de R$1,7 milhão na área de Cultura de Dom Silvério” de forma parcial, com único intuito de induzir o cidadão silveriense a entender que tal valor foi gasto em apenas um ano – o que é uma inverdade – visto que tal valor se refere ao montante gasto em 2016 e 2017.

Assim, esclarece que os gastos com o setor cultural em 2016 somaram R$1.144.623,88, divididos da seguinte forma:

• R$563.057,81 em festividades que incluíram: Carnaval; Exposição Agropecuária; Encontro de Cavaleiros de São Tomé; Festa de aniversário da Cidade; Festival Gastronômico e Feira Comida de Rua.

• R$198.118,30 para manutenção dos projetos de esporte, cultura, lazer e turismo que incluíram: balé; capoeira; bordado; pintura, vôlei, sanfona, futebol de quadra e de campo – cursos estes destinados à comunidade, no intuito de promover lazer, capacitação e melhoria na qualidade de vida da população silveriense.

• R$159.668,16 para manutenção e limpeza de bens e patrimônios tombados de nossa cidade.

• R$177.684,58 para folha de pagamento e INSS de pessoal.

• R$46.095,03 para as seguintes subvenções sociais: congado, esporte e Asadons.

A Prefeitura acrescenta, ainda, que toda a população pode acompanhar os gastos do Executivo via portal da transparência através do link: http://www.acessoainformacao.gov.br/. Além disso, todos os gastos referentes ao ano de 2017 serão apresentados à população via balancetes em momento oportuno.

Esclarecido os fatos, o Executivo se dispõe a atender e explicar quaisquer dúvidas da população nos que diz respeito as atividades da Prefeitura, via Gabinete Municipal e Secretarias Municipais.

Prefeitura de Dom Silvério
2013-2020