30/03/2017 às 10h23min - Atualizada em 30/03/2017 às 10h23min

Secretaria Municiapal alerta para exame preventivo em mulheres

Exame Papanicolau

Secretaria Municipal de Saúde/PSF Centro

O Papanicolau ou preventivo é o principal exame para detectar lesões no colo do útero precocemente e fazer o diagnóstico da doença bem no início, antes que a mulher tenha sintomas, é um exame que deve ser prioridade de todas as mulheres sexualmente ativas.
Mulheres que já tiveram atividade sexual e têm entre 25 e 64 anos devem fazer o exame periodicamente, o exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.
É um exame simples e barato, porém algumas mulheres ainda resistem em realizá-lo por medo ou vergonha. Ele deve ser realizado em todas as mulheres com vida sexual ativa, pelo menos uma vez ao ano.
O Ministério da Saúde recomenda que, caso o resultado do exame seja negativo por três anos seguidos, a mulher pode repeti-lo de três em três anos. A freqüência de realização do exame poderá ser alterada depois, pelo médico, de acordo com os resultados. As mulheres que tiverem interesse em realizar o exame deve agendá-lo  no PSF

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »