Segunda, 28 Novembro 2022 10:15

CONGADO E ARTESANATO MARCAM SEGUNDO DIA DO FESTIVAL CULTURAL

Na segunda noite de atrações do 1º Festival Cultural de Dom Silvério, silveirenses e visitantes puderam continuar aprecidando os brilhantes projetos da Associação dos Artesãos de Dom Silvério/Asadoms, que tem por objetivo constante valorizar a cultura da cidade e difundi-la por todos os cantos do nosso Brasil, dando aos produtos uma identidade única.

"Bordado em Prosa", que são belas almofadas com poemas do poeta “Mário Roberto Ferreira”, e também a coleção "Bordando a Nossa História", trazendo o Patrimônio Histórico Cultural de Dom Silvério, sobre os traços do artista Lorenzo Barcellos.

O sábado de Festival Cultural trouxe ainda verdadeira aula ilustrada da história da cidade através da exposição fotográfica “Dom Silvério, as lentes da sua história”, com fotos do acervo do historiador e artista plástico Bambino.

Tivemos uma grandiosa apresentação cultural, com o Congado de Dom Silvério.

As apresentações musicais deram um grande destaque da Afro Mineiridade com a Banda Congadar e também o artista sertanejo Marcelo Coelho.

Com a proposta de buscar uma nova linguagem com forte ligação nas raízes culturais de Minas Gerais, a banda Congadar trouxe para o festival, no toque cruzado das caixas de Congo, os lamentos e marchas do congado entoados em três vozes. Aliado a isso, a força da guitarra, baixo e bateria, que são a base do Blue e do Rock.

É a resistência negra como marca de trabalho em repertório que valoriza o congado mineiro!