Terça, 31 Janeiro 2023 10:40

PREFEITURA USA FUMACÊ PARA COMBATER MOSQUITO DA DENGUE

A Prefeitura de Dom Silvério através do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, fizeram hoje (31/01), o bloqueio no combate ao Aedes Aegypti, utilizando o fumacê.

Estes combates são feitos em uma área de aproximadamente 150m2, próximo à residência em que houve notificação dos casos.  Foi usado o produto a base de Malation, inofensivo a seres humanos, o trabalho de hoje foi feito no bairro Campestre.

A aplicação é feita, usualmente, no início da noite ou ao amanhecer. No atual período, os agentes de endemias percorreram o local notificado e onde possivelmente há focos. “Tecnicamente, são os horários em que a fêmea busca sangue para maturação dos ovos, e é mais fácil de pegá-la no voo”, explica Karla Leles, coordenadora de endemias. “Além disso, é uma faixa horária em que normalmente as residências e imóveis comerciais estão abertos”.

A borrifação de UBV é a técnica empregada para combater o mosquito na fase adulta, quando o inseto está apto a transmitir a dengue. Na fase de larva, o Aedes aegypti é combatido por uma pastilha que elimina o filhote ainda no ciclo aquático.

A orientação da Vigilância Epidemilógica é que, quando o fumacê passar pelas ruas, devem-se abrir as janelas e, se possível, também as portas das residências. “Se a pessoa fecha as entradas, nós não vamos conseguir eliminar os mosquitos que se encontram protegido dentro do imóvel e que pode estar infectado”, reforça Karla Leles.

Fiquem atentos. Não deixem água parada. Essa guerra é de todos!