Segunda, 06 Fevereiro 2023 10:53

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL (CPMR) REALIZA VISTORIA EM DOM SILVÉRIO

Atendendo a uma solicitação da Prefeitura de Dom Silvério, o Serviço Geológico do Brasil - SGB (CPMR) enviou na semana passada ao município, as geólogas Larissa Montandon e Maria Fernanda Tomazella para realizar o mapeamento das áreas de risco geológicos e hidrológicos da cidade.

O coordenador da Defesa Civil de Dom Silvério, Euler Soares, solicitou ao SGB que viesse ao município para realizar a setorização de risco, como forma de prevenção para deslizamentos, enchentes, devido a ocorrência de fortes chuvas do ano de 2022.

A geóloga do SGB, Larissa Montandon, falou sobre a importância da setorização e dos dados atualizados para a segurança das populações que moram em cidades onde há risco de inundação, por meio de transbordamento de rios ou movimentos gravitacionais de massa, tais como deslizamentos de solos e solapamento de margem de córregos e rios.

“A Setorização de Risco Geológico e Hidrológico consiste na identificação e caracterização das porções do território municipal sujeitas a sofrerem perdas ou danos causados por eventos da dinâmica natural da Terra. Este trabalho começou a ser desenvolvido em 2012, após o grande desastre natural ocorrido na região serrana do Rio de Janeiro, e objetiva subsidiar a tomada de decisões relacionadas às políticas de ordenamento territorial e prevenção de desastres. A setorização é desenvolvida em parceria com a Defesa Civil municipal, exclusivamente em regiões onde existem edificações nas quais há permanência humana e cartografam áreas de risco alto e muito alto. A identificação de áreas de risco é feita em campo e se baseia na observação das características morfológicas do terreno, na identificação de indícios de instabilidade de taludes e encostas, no histórico de ocorrência dos eventos adversos, e no grau de vulnerabilidade das construções e de seus moradores. Os principais produtos elaborados são os mapas das áreas de risco e o relatório técnico. Estes documentos, além de serem disponibilizados em primeira mão aos municípios contemplados, também alimentam um banco de dados compartilhado com órgãos governamentais responsáveis pelo monitoramento e alerta de desastres”, explicou a geóloga.

De acordo o Euler Soares, o mapeamento das regiões foi solicitado, será publicado pela CPRM, após sua conclusão, e servirá de instrumento para que o município tome as devidas precauções e possa intervir a tempo de uma eventual necessidade. “Através deste trabalho, será possível solicitar recursos para a prevenção de desastres”, concluiu o coordenador da Defesa Civil.