Quinta, 09 Fevereiro 2023 17:13

CARNAVAL COM PREVENÇÃO

Neste Carnaval, que tal apostar na prevenção de ISTs e cair na folia com saúde e proteção? Afinal, carnaval com prevenção tem camisinha sempre à mão!

As relações sexuais desprotegidas são as principais causas de infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis e hepatites.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 135 mil brasileiros são portadores do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e não sabem disso.

O vírus ataca o sistema imunológico do indivíduo, sendo o responsável pelo desencadeamento da AIDS, doença infecto contagiosa, cuja propagação pode ser por relação sexual, contato sanguíneo ou entre mãe e bebê durante a gravidez, parto ou amamentação.

Embora o uso do preservativo seja bastante eficaz para a prevenção contra a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), é fundamental que o paciente com vida sexualmente ativa realize o teste regularmente para detectar o vírus HIV.

Outra forma de prevenção pré e pós-relação sexual, respectivamente, é a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP), oferecidas gratuitamente pelo SUS.

Você sabia?
Em todas as unidades municipais de saúde de Dom Silvério são distribuídos preservativos gratuitamente.

Quer saber mais?
Participe do Bloquinho da Saúde nesta sexta-feira (17/02), a partir das 8h, na praça Presidente Vargas.