Segunda, 17 Abril 2023 09:58

DIA DE CAMPO REÚNE CERCA DE 200 PRODUTORES RURAIS EM DOM SILVÉRIO

Com foco na difusão de tecnologias para enxurradas, conservação do solo, das estradas e recuperação de áreas de preservação permanente, visando evitar impactos negativos e desastres, aconteceu nessa quinta-feira (13/4), na Fazenda Santa Bárbara, em Dom Silvério, o “Dia de Campo”.

A iniciativa sobre práticas conservacionistas de solo, água e estradas, teve parceria da Prefeitura com a Emater/MG e deu-se como medida informativa e preventiva, após os últimos anos de grandes impactos negativos no município em períodos chuvosos.

O evento teve ampla participação popular. Quase 200 pessoas se inscreveram. Estiveram presentes no encontro o prefeito José Bráulio Aleixo, a gerente da Emater, Graciela Lazzarini, o técnico da Emater de Dom Silvério, Eduardo Muniz, o coordenador técnico regional da Emater, Fabrício de Sales Alves Pinto, o extensionista agropecuário da Emater de Rio Piracicaba, Gustavo Caldeira, o secretário de Obras, Manutenção e Agricultura de Dom Silvério, Euler Márcio, o Engenheiro Ambiental e Sanitarista Adelson Vieira Soares e demais autoridades locais e regionais.

O evento contou com palestras com os temas: “Manejo das pastagens visando a conservação do solo e da água”, “Bacias de contenção de enxurradas no controle da erosão e conservação de estradas” e “Projetos de recuperação de áreas de proteção permanentes”.

Para encerrar as atividades, os presentes dirigiram-se à visita técnica na área da propriedade onde estão construídas 3 bacias de contenção de enxurradas e caixas de contenção de água. Lá, puderam discutir e entender um pouco da prática das medidas propostas.

O evento teve o apoio da Copasa, Laticínios Porto Alegre e Sicoob.