Sexta, 19 Maio 2023 17:00

SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA AÇÃO DE COMBATE À TUBERCULOSE

A Secretaria Municipal de Saúde de Dom Silvério promoveu, nesta semana, uma ação de intensificação de combate à tuberculose por meio de palestras, conversas e trabalho educativo. A ação objetivou orientar e tirar as dúvidas das pessoas, acerca da doença.

Os trabalhos realizados pela equipe de saúde da família do Posto de Saúde da Família/PSF São Geraldo, aconteceram no posto de saúde Jair Nunes Cordeiro. Foram focados, os cuidados e a importância de manter uma boa alimentação e os ambientes sempre abertos nessa época de frio.

“A bactéria responsável pela tuberculose é sensível à luz solar e a circulação de ar possibilita a dispersão das partículas infectantes. Por essa razão, ambientes ventilados e com luz natural direta diminuem o risco de transmissão”, enfatizou em sua palestra o médico da família, Dr. Wellerson Mayrink.

De acordo com o Secretária de Saúde, Simone Ribeiro Pena os serviços de busca e tratamento são oferecidos o ano todo de forma rotineira, nas unidades de saúde do município.

Toda a pessoa que apresentar tosse por três ou mais semanas, cansaço, suor noturno, febre vespertina e emagrecimento, deverá procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência para ser avaliado.

A tuberculose tem cura e o tratamento está disponível na Rede de Saúde do Município.