Quinta, 22 Junho 2023 16:10

SERVIDORES DA SAÚDE PARTICIPAM DE SEMINÁRIO REGIONAL EM HANSENÍASE

Nesta quinta-feira (22/6), no Auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova, Gestores de Saúde, Coordenadores de Vigilância Epidemiológica, referências técnicas em Hanseníase, profissionais médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde participaram do Seminário Regional em Hanseníase.

Representando a equipe de saúde de Dom Silvério, estiveram presentes Mayara Possati da Silva Pena, Thays Ariele Gomes Trindade,
Carlos Molina Álvaro, Flaksma Caldeira de Carvalho e Simone Ribeiro Pena.

O encontro abordou temas como: “Vigilância e situação epidemiológica da Hanseníase”, “História; estatísticas; prevalência oculta; definição, conceito e etiologia; transmissão; espectro da doença; formas pauci e multi, outras formas; os nervos e as neurites; diagnóstico clínico; pesquisa de sensibilidade; exames auxiliares; exames laboratoriais; diagnóstico precoce e tardio; hanseníase neural pura; diagnósticos diferenciais; manifestações extra-cutâneas, “Abordagem da Atenção Primária em Hanseníase”, “Importância da busca ativa com ênfase em contatos” e “A integração da Vigilância Epidemiológica e a APS: aspectos bioéticos”.