Terça, 15 Agosto 2023 17:55

ESCORPIÕES: VEJA COMO SE PREVENIR E AGIR EM CASO DE PICADAS

A Secretaria de Saúde, através da Vigilância em Sanitária, alerta para os hábitos do escorpião e as medidas de prevenção.

Escorpiões possuem hábitos noturnos e vivem em locais propícios para o surgimento de insetos como baratas, um de seus principais alimentos. Podem sobreviver longos períodos sem comida e água, escondidos em lugares escuros e úmidos, como frestas, fendas, atrás de móveis, calçados, roupas, panos, redes de esgoto, fossas, entulhos – madeiras, tijolos, telhas, pedras e outros.

Se proliferaram quando encontram ambientes favoráveis. Além disso, o controle por meio de inseticidas ou outros agentes químicos é muito difícil.

A MAIORIA DOS ACIDENTES OCORRE QUANDO:
• Colocamos calçados sem verificar se há presença de escorpião.
• Removemos madeiras e entulhos com as mãos desprotegidas.
• Usamos toalhas ou roupas sem vistoriar.
• Dormimos em camas próximas à parede.
• Deixamos roupas de cama encostadas no chão

PRINCIPAIS MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
• Manter limpos quintais e jardins, não acumulando folhas secas, lixo e entulhos.
• Conservar camas e berços afastados, no mínimo, 10 centímetros da parede.
• Evitar que roupas de cama toquem no chão, não pendurar roupas na parede.
• Verificar cuidadosamente calçados, roupas, toalhas e roupas de cama, antes de usá-los.
• Limpar periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura.
• Rebocar frestas nas paredes, móveis e rodapés, para que não apresentem vãos.
• Usar telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
• Manter as áreas limpas ao redor das residências, não acumular lenha e outros materiais que possam servir de abrigo para os escorpiões.
• Remanejar periodicamente material de construção que esteja armazenado, usando luvas de raspa para proteger as mãos.

O QUE FAZER EM CASODE ACIDENTE
• Procure a Unidade de Saúde mais próxima e se possível, capture o escorpião com cuidado e leve-o para identificação, em um recipiente seguro.

“Caso encontre um escorpião comunique e solicite à Secretaria Municipal de Saúde uma vistoria de um agente de Endemias para receber orientações”, reforçou a agente fiscal da Vigilância Sanitária, Marcela Cristina.