Quinta, 24 Agosto 2023 10:47

PREMIAÇÃO DO TORNEIO LEITEIRO REÚNE MAIS DE 100 NA FAZENDA CAMPANHA

A Emater e a Prefeitura de Dom Silvério, realizaram na noite dessa quarta-feira (23/8), na Fazenda Campanha, o evento de premiação do Torneio Leiteiro 2023.

O evento contou com a presença de 110 pessoas, entre produtores participantes, familiares, patrocinadores e organizadores, e foi aberto por palestra do extensionista agropecuário, Wagner Alves, que abordou em sua exposição, “Estratégias Alimentares para Vacas de Leite”.

O Torneio Leiteiro, aconteceu entre 7 e 10/8, na modalidade curral, e contou com 12 participantes nas categorias Agricultor Familiar e Produtor Rural.

Falando aos presentes, o prefeito de Dom Silvério, José Bráulio Aleixo parabenizou a Emater e destacou a importância do evento e a preocupação com a difusão de conhecendo técnico para aprimoramento da atividade leiteira e consequente geração de emprego e renda nas propriedades.

O anfitrião Jurandir Félix(Dila), 3º colocado na categoria produtor rural, destacou o entrosamento entre os participantes como ponto alto do evento “É sempre boa a integração entre os produtores. Viver da terra é muito difícil. Eu parabenizo a todos que se dedicam exclusivamente a essa atividade”.

O produtor Lucas Soares Cotta, do Sítio Pinheiro, 1º lugar da categoria ‘Agricultor Familiar’, destacou a organização do evento e a importância da assistência técnica fornecida pela Emater.  A vaca vencedora, com maior produção de leite do torneio, foi produzida em sua propriedade através de orientação da Emater na compra de touro de elevada qualidade genética. Ele agradeceu seu filho Pedro Lucas, 14 anos, pela participação, nas ordenhas e na premiação “O Pedro Lucas participou comigo de todos os momentos. Eu acompanhei as ordenhas no período da manhã e ele no período da tarde, quando não estava na escola. Trabalho para garantir o futuro da atividade e para que ele aprenda comigo”.

O vencedor da categoria ‘Produtor Rural’, Miguel Couto, também enalteceu o evento “Acho que a Emater e todos envolvidos estão de parabéns. É uma oportunidade de encontrar todos os produtores, confraternizar. Tivemos a oportunidade de assistir a uma palestra muito interessante sobre silagem. Nos dedicamos bastante para participar. Tive uma vaca com produção muito boa e estou muito feliz com a vitória”, disse o 1º colocado.

O resultado final ficou da seguinte forma:

Agricultura Familiar:

1º Colocado: Lucas Soares Cotta – Animal Carinhosa – 46,04kg

2º Colocado: Antônio Cícero – Sítio Vargem Grande – 35,42kg

3º Colocado: José Giovane do Nascimento – Fazenda São Tomé – 29,82kg

Produtor Rural:

1º Colocado: Miguel Couto Filho – Fazenda São Pedro – 43,10kg

2º Colocado: Luiz César Cotta – Fazenda Santa Maria – 34,48kg

3º Colocado: Jurandir Lourenço Felix – Fazenda Campanha – 33,60kg

Os vencedores receberam brindes e prêmios dos patrocinadores: Rações Porto Alegre, Laticínios Porto Alegre, Ferramentas São Romão, Banco do Brasil, Saudali, Sicoob, Agrovitor, Bothanico Hair.

Ao final, todos foram convidados para um churrasco de confraternização.

O evento teve apoio do Senar, Cooperativa dos Produtores Rurais de Dom Silvério e Sindicato dos Produtores Rurais. Registrou-se também a presença dos vereadores Cláudio Hermínio e Dico.