Sexta, 08 Setembro 2023 16:50

DESTINAÇÃO DO LIXO SILVERIENSE VAI GERAR ICMS ECOLÓGICO

A Prefeitura Municipal de Dom Silvério contratou recentemente, por meio do Consórcio Intermunicipal Multisetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI), o Aterro Sanitário licenciado da Orbis Ambiental S.A., para envio do rejeito proveniente do processo de triagem da Usina de Reciclagem.

Graças a essa contratação, a Secretaria de Obras, Manutenção e Agricultura promoverá o encerramento do aterro controlado anexo a Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos (UTC) e o município passará a receber o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços/ICMS Ecológico, Fator Aterro Sanitário por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM).

Dessa forma, Dom Silvério se adequa à Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei federal que determina que todo resíduo deve necessariamente receber destinação final adequada, neste caso o Aterro Sanitário licenciado. “O município já se adequou, fazemos o novo procedimento: enquanto o material reciclável da UTC é beneficiado e comercializado, o rejeito que antes era descartado em aterro controlado agora recebe destinação ambientalmente correta em Aterro Sanitário licenciado. Em média são produzidos dois caminhões carregados de materiais recicláveis, os quais são vendidos gerando recursos para a manutenção da própria Usina de Reciclagem de Dom Silvério. Poucos municípios hoje conseguem tal logística, fico orgulhoso da nossa postura exemplar na região.”, enfatizou o Secretário de Obras, Manutenção e Agricultura, Euler Márcio Cunha Soares.