Sexta, 08 Dezembro 2023 09:10

CAMPANHA CAMPO LIMPO: RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

A EMATER-MG e Prefeitura Municipal de Dom Silvério, através da Secretaria de Obras, Manutenção e Agricultura, em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária/IMA e com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais e COOPDSIL, realizaram a Campanha “Campo Limpo”. A campanha consistiu no recolhimento de embalagens de agrotóxicos para devolução junto à ARDREV – Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas da Região de Viçosa, dando destino correto a estes materiais e, consequentemente, promovendo a preservação do meio ambiente, da saúde do homem, animais e plantas.

O uso e manuseio seguro de agrotóxicos e a destinação final das embalagens vazias são responsabilidade do consumidor, dos revendedores e dos fabricantes, conforme Leis Federais e Estaduais e Portarias do IMA, ocasionando em multa seu descumprimento.

A Campanha aconteceu no período de 20 a 27/11 e teve grande adesão . Todos os participantes receberam um “Comprovante de Devolução de Embalagens Vazias de Agrotóxicos”. Comprovante este que deverá ser apresentado pelo produtor em caso de fiscalização pelo órgão competente – IMA.

A EMATER-MG orienta produtores rurais quanto ao uso de caldas alternativas para controle de pragas e doenças em culturas e o uso de capina manual e/ou mecânica para o combate de plantas invasoras. O uso de agrotóxicos é decisão exclusiva do produtor rural. No entanto, é crucial que as embalagens de agrotóxicos sejam tratadas de maneira adequada para evitar a contaminação do solo, da água e dos alimentos, protegendo assim a saúde humana e o meio ambiente.