Quarta, 03 Abril 2024 08:06

INICIATIVA SILVEIRENSE DE INCLUSÃO DE DERIVADOS DE LEITE DE CABRA NA MERENDA ESCOLAR É DESTAQUE ESTADUAL

O prefeito de Dom Silvério, esteve nessa quarta-feira(27/3), juntamente a produtores rurais mineiros, autoridades estaduais e diretores do Sistema Faemg Senar, no evento ‘Expedição Bééé Brasil’, de divulgação, na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte.

O projeto visa revelar os desafios, potencialidades e particularidades das cadeias de ovinos e caprinos, proporcionando visibilidade e oportunidades aos criadores. A expedição Bééé Brasil é idealizada e liderada por Luciano Piovesan Leme, zootecnista ex-secretário da prefeitura de Viçosa e vice-presidente da Comissão Técnica de Ovino e Caprinocultura do Sistema Faemg Senar.

Na ocasião, Dom Silvério recebeu reconhecimento por um projeto pioneiro realizado durante a atual gestão: a inclusão de derivados de leite de cabra (iogurte), fabricados em Dom Silvério pela Capril Milkabras, na merenda escolar.

“Essa conquista é fruto da implementação do Selo SIM, através do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga/CIMVALPI, uma iniciativa que criamos durante nosso mandato, permitindo aos produtores rurais de nosso município comercializarem seus produtos a nível regional. Esta certificação de qualidade abriu portas para que os produtores pudessem participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar/PNAE, possibilitando assim a inclusão de seus produtos na cesta da merenda escolar. Nos tornamos referência em nosso estado, sendo replicado por diversos municípios da região”, frisou o prefeito silveriense.

Que finalizou agradecendo o reconhecimento “Recebemos esse reconhecimento felizes de podermos mais uma vez sermos referência a vários municípios da região. Desatacamos com orgulho Sem Peixe, Rio Piracicaba, São Domingos do Prata e Alvinopolis que já copiaram a iniciativa e também aderiram a ideia. Estamos satisfeitos e felizes com essa certificação de pioneirismo do Sistema FAEMG e SENAR”.

Também estiveram presentes no encontro, agricultores da Milkabras, empresa empenhada no desenvolvimento da caprinocultura no município.