Quinta, 16 Maio 2024 11:12

MAIO LARANGA NA DS FM

Iniciando as atividades do "Maio Laranja", uma importante campanha de sensibilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, a psicóloga Ivna Cota e a Soldada Fernanda Brahan estiveram presentes hoje (08/05), na rádio DSFM. Elas abordaram diversos aspectos relacionados ao abuso sexual infantil, incluindo suas definições, locais mais comuns de ocorrência, perfil dos agressores, medidas preventivas e procedimentos de denúncia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a cada 24 horas, 320 crianças e adolescentes são vítimas de exploração sexual no Brasil. No entanto, é importante ressaltar que esse número pode ser ainda maior, visto que apenas 7 em cada 100 casos são oficialmente reportados.

Esses dados são alarmantes e evidenciam a urgência de enfrentarmos essa questão de maneira mais aberta e proativa. Infelizmente, o tema ainda é envolto em tabus, o que dificulta a ampliação dos debates e a efetiva investigação dos casos.

É fundamental que essas conversas aconteçam tanto em nossos lares quanto nas escolas. A falta de informação deixa as crianças desprotegidas e vulneráveis. Portanto, é nosso dever fornecer-lhes os conhecimentos necessários para que possam se defender e buscar ajuda, caso necessário.