Quinta, 27 Junho 2024 09:59

5 DE JUNHO: DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE - CONHEÇA ALGUNS AÇÕES DA PREFEITURA

Nos últimos três anos, graças ao esforço da Administração Municipal, Dom Silvério avançou significativamente nas políticas de preservação e promoção do meio ambiente.

?Hoje, temos muitos motivos para comemorar:

1️⃣Contratação do Aterro Sanitário: Em parceria com o CIMVALPI, o município está destinando seus resíduos sólidos para aterro sanitário, encerrando o antigo lixão.

2️⃣Recebimento de ICMS Ecológico: A Prefeitura agora recebe recursos financeiros devido ao envio do rejeito da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo (UTC) para Aterro Sanitário licenciado.

3️⃣Melhorias na UTC e Instalação de Lixeiras: A Prefeitura já realizou diversas melhorias na UTC e, em breve, realizará uma grande reforma no local. Além disso, mais de 50 lixeiras para pequenos descartes foram instaladas.

4️⃣Educação Ambiental: Realização de um concurso de desenho premiando os melhores trabalhos e estampando-os nas novas lixeiras.

5️⃣Projeto de Esgotamento Sanitário: Este projeto permitirá tratar 100% do esgoto da área urbana, graças a habilitação no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

6️⃣Mitigação dos Impactos das Enchentes: Implementação de medidas para mitigar os impactos das enchentes com a limpeza e desassoreamento dos cursos de água e construção de muros tipo gabião para contenção de taludes.

7️⃣Investimentos em Saneamento Básico: A Prefeitura obteve habilitação para receber 4% da receita líquida da Copasa que será investido em ações de saneamento básico.

8️⃣Dias de Campo sobre Sustentabilidade: A Prefeitura organizou dois dias de campo focados na sustentabilidade e proteção do meio ambiente, abordando temas importantes para as localidades rurais, como infiltração de água, construção de barraginhas e recuperação de pastagens degradadas.

9️⃣Cadastramento de Nascentes: Através do programa “Caminhos da Vale”, estamos cadastrando todas as nascentes visando desenvolver um programa de proteção de mananciais.

?100% Sustentável em Energia Elétrica: A Prefeitura deu início ao projeto de instalação de energia fotovoltaica. Isso garantirá energia limpa para as ruas, prédios públicos e o estádio José Teixeira Batista.

Continuaremos avançando juntos, rumo a um futuro mais verde e saudável em prol do desenvolvimento sustentável da cidade.