Quinta, 27 Junho 2024 10:59

SAÚDE REALIZARÁ MONITORAMENTO DA ÁGUA

A Prefeitura Municipal de Dom Silvério está iniciando um novo e robusto processo de fortalecimento da Vigilância em Saúde Ambiental, reforçando seu compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar da população. O objetivo é melhorar o monitoramento da qualidade da água para garantir um ambiente mais seguro e saudável para todos os moradores.

Uma das principais iniciativas deste processo é a coleta regular de amostras de água em pontos estratégicos. As coletas serão realizadas tanto na saída do Centro de Abastecimento, para garantir a qualidade da água distribuída, quanto ao longo das vias de transmissão, monitorando possíveis contaminações durante o percurso até as residências.

Essas amostras de água serão enviadas para análise em um laboratório parceiro localizado em Manhuaçu, por meio da Funed. O laboratório realizará uma série de testes detalhados para detectar a presença de contaminantes e avaliar parâmetros essenciais como níveis de cloro, pH, turbidez e a presença de microrganismos patogênicos.

“A vigilância contínua é fundamental para identificar e corrigir rapidamente qualquer irregularidade na qualidade da água, prevenindo surtos de doenças transmitidas pela água e protegendo a saúde da população”, destacou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Karla Leles.

Além disso, os resultados das análises laboratoriais fornecerão dados essenciais para orientar políticas públicas e ações de saneamento básico no município.