Quinta, 17 Outubro 2024 18:15

PRODUTORES SILVERIENSES PRESENTES NO VALE DO PIRANGA LEITE

Na quarta-feira, 09 de outubro de 2024, foi realizada a 9ª edição do Vale do Piranga Leite, em uma parceria entre EMATER-MG, EPAMIG, IMA e as Prefeituras de Oratórios e Ponte Nova. O evento, que acontece anualmente no Campo Experimental do Vale do Piranga (EPAMIG), em Oratórios, Zona da Mata, continua a crescer e este ano bateu recorde de público, reunindo cerca de 500 participantes de 26 cidades.

O encontro foi uma oportunidade para produtores de leite conhecerem novas tecnologias e práticas para melhorar a produção, com uma programação que abordou tanto aspectos técnicos quanto gerenciais. A maioria dos presentes era composta por produtores interessados em aumentar a produtividade e diversificar suas atividades.

As atividades do evento foram organizadas em quatro estações temáticas:

- Estação A:
1. Uso racional de antibióticos e práticas para evitar resíduos no leite.
2. Qualidade do leite, com foco nas instruções normativas 76 e 77, e análises baseadas em resultados de produtores.

- Estação B:
1. Reforma e recuperação de pastagens degradadas.
2. Dieta para bovinos leiteiros.

- Estação C:
1. Boas práticas agropecuárias e produção de leite de qualidade.
2. Histórico e aspectos da produção do Queijo Minas Artesanal.

- Estação D:
1. Sucessão familiar.
2. Uso de drones na agricultura.

Em mais uma iniciativa de incentivo ao fortalecimento das atividades rurais, a Prefeitura Municipal de Dom Silvério ofereceu transporte gratuito para os interessados em participar do evento. Durante o dia, todos os participantes foram agraciados com café da manhã, almoço e um kit lanche da tarde.

Esse evento reafirma o compromisso das instituições envolvidas em apoiar e fomentar o setor leiteiro na região, promovendo a troca de conhecimento e o desenvolvimento rural sustentável.