Segunda, 10 Outubro 2022 17:33

Festa de Nossa Senhora do Rosário e Festa do Congado movimentam Dom Silvério

A Festa de Nossa Senhora do Rosário e Festa do Congado, aconteceram nesse domingo (9/10) em Dom Silvério. Centenas de pessoas se reuniram para orar e conhecer um pouco mais da cultura de fé que marca a data.

Os reis deste ano, festeiros Fábio Pivato e Fernanda Paiva Pivato, como manda a tradição, receberam visita em sua casa para levá-los até a cerebração religiosa que contou com homilia do padre Glauber Passos Lacerda. “O que estamos vivendo hoje é uma manifestação da fé, daqueles que acreditam que se Deus é por nós quem será contra nós? Se Chico Rei que saiu lá da África tivesse chegado aqui e não crido das coisas que Deus pudesse realizar nós não festejaríamos isso. Parece apenas um bater de tambor, gente fantasiada mas não. Significa pessoas que acreditando em Jesus foram vitoriosas. Representa a força da fé do povo”, explanou o padre.

O Congado significa a vitória, cada espada traz a mensagem ‘Eu estou pronto a lutar para defender o que eu acredito’. “Nós aqui não empunhamos apenas espadas de metal, nos empunhamos a espada da fé, da esperança, do amor, da vontade de não querer duvidar”, finalizou padre Glauber.

Estiveram presentes Guarda de Congado das cidades de Rio Piracicaba, Alvinópolis, Major Ezequiel, Bela Vista de Minas e Barra Longa.

A fé e a cultura estão entre nossos principais alicerces, cuidar delas é zelar pela vida e história!